Brasil: exportação de peixe cresceu 78% em 2021
Setor faturou U$ 20,7 milhões no ano passado
Segundo o Boletim periódico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pesca e Aquicultura, as exportações brasileiras de peixes cresceram 78% em 2021, e o setor faturou U$ 20,7 milhões. O país embarcou 9,9 mil toneladas no ano passado, um aumento de 49% em relação ao volume negociado em 2020.
A alta no preço médio do peixe vendido ao mercado externo ocorreu principalmente devido ao aumento de 573% nas vendas de filés congelados.
Do total exportado, cerca de 64% dos produtos foram adquiridos pelos Estado Unidos, 9% pela Colômbia e 8% pela China, ou seja, as três nações foram responsáveis pela importação de 81% do peixe brasileiro.
As negociações com os EUA foram divididas principalmente entre peixes inteiros congelados (U$ 6,2 milhões), filés frescos ou refrigerados (U$ 5 milhões) e filés congelados (com U$ 2 milhões).
A tilápia continua sendo a espécie mais comercializada no exterior, respondeu por 88% das exportações em 2021, e também lidera o setor produtivo nacional. No ano passado, 8,5 mil toneladas foram exportadas, o que gerou uma receita de U$ 18,2 milhões.
Com informações Embrapa Pesca e Aquicultura
Foto Divulgação/CNA